sexta-feira, 20 de março de 2009

CBJ, quem???

Já ouvi varios tipos de música. Desde Jovem Guarda, com Celly Campelo, Erasmo e Roberto Carlos até Rock and Roll, como Led Zeppelin e Metalica. Mas sempre gostei mesmo de música nacional.

Lembro que uma das bandas que mais ouvia, era a banda santista Charlie Brown Jr. Gostava do tipo de música, das mensagens das letras. O som despojado e descompromissado era bom para momentos de adrenalina em alta.




Clássicos empolgantes como "Não deixe o mar te engolir" e "Rubão", até as baladinhas mais tocadas nas rádios e conhecidas como "Proibida pra mim", "Zóio de lula" e "Quinta-feira" faziam parte do repertório musical das festas, reuniões, aquecimentos, rolês etc.



A banda vivia à sombra de outro grande grupo do Rock brasileiro. Quem não lembra dos Raimundos? Com shows sempre empolgantes, músicas que reuniam um mixto do som nordestino com irreverencia e guitarras distorcidas como todo bom rock and roll deve ter.



Depois de um tempo, de muita doidera o vocalista resolve se tornar evangélico, deixando o posto da grande banda do cenário Rock'n roll para o CBJ. Eles - os Raimundos - tentaram continuar mas não com o mesmo brilho. Assim, todas as atenções foram voltadas para a banda santista que, cada vez mais, ia conquistando novos fãs.

Shows sempre lotados, sucesso nas rádios, na venda de discos. Ganharam inumeros prêmios: Melhor clipe, Melhor Banda, Melhor Show.... Todos, de todas as idades já tinham ao menos ouvir falar do Charlie Brown Jr.

Com o passar do tempo a banda começou a ficar repetitiva. Sempre falando de questões que envolviam pobreza, malandragem e mulheres. As composições eram parecidas. Chegaram a lançar duas ou três musicas com a mesma base e harmonia. As rádios já não tocavam tanto suas musicas. A expectativa dos fãs sobre um novo CD ou um novo video clipe já não era tão grande.

Mudaram a formação da banda. O único que permaneceu foi o vocalista. Não entrarei na questão que motivou a diluição da banda, mas foi coisa estranha. Se denominavam "A" famíla CBJ , mas pareciam mais rivais, inimigos quando se separaram.

Estes dias andei ouvindo o terceiro disco da banda, Nadando com os tubarões. Eles realmente eram bons, tinham um futuro promissor. Sabiam te colocar para cima. Falavam de problemas sociais, mas com sarro, com desdém.


3º Disco - Nadando com os tubarões

Fiquei empolgado e resolvi: vou assistir novamente a um show deles! Entrei no site da banda. Descobri que eles não tem mais um, está em construção. Agora como contato têm um blog, acessei para saber quando teria um show da banda por aqui ou até mesmo na capital. Descobri que a ultima atualização da agenda foi em Fevereiro, mês passado.

Como pode uma banda que já esteve no topo das paradas cair no esquecimento dessa maneira? Aos poucos, como se nunca tivessem existido? Perguntei para alguns garotos mais novos de 12, 13 anos, qual banda eles mais gostavam. Na lata responderam NX ZERO. Perguntei se conheciam Charlie Brown Jr, disseram que sim mas com um olhar distante, de como quem tenta se lembrar de uma musica e não consegue.

Logo pedi para eles cantarem uma música, disseram que não lembravam. Nada contra essas novas bandas como Fresno, NX Zero e Strike. É a nova geração chegando. Assim como quando Charlie Brown Jr, O Rappa, Raimundos, CPM 22 chegaram já existiam Os Paralamas do Sucesso, Skank, Titãs entre outros.

O que importa, na verdade é que se for para trilhar um caminho ao sucesso, pensem primeiro que estão assumindo compromissos com pessoas. Anonimos, fãs que sempre vão querer saber por onde anda aqueles que marcaram suas vidas.


Nenhum comentário: