terça-feira, 24 de julho de 2007

Mentiras verdadeiras!

Até que ponto as mentiras são perdoáveis? Quais as omissões tem realmente fundamentos? Mentir, como diziam os Incas, pode ser visto como uma arte. Por outro lado, algumas pessoas dizem que a mentira é uma demonstração de fraqueza. É a maneira mais ridícula de fugir de uma situação.

Em quem devemos acreditar? Você já se perguntou isso?

Em nossos pais?
Mas eles mentem também. Alegam que é para nos proteger, mas mentem. Dizem que o doce acabou, para que não comamos mais, dizem que o dinheiro não dá pra comprar um brinquedo, mas na verdade não querem mimar. Dizem que seremos sempre crianças, mas crescemos e vemos o mundo como adultos, cheios de responsabilidades.

Então confiaremos nos amigos? Dizem que eles são os verdadeiros alicerces de nossas vidas. São eles que "seguram a barra" quando algum problema aparece. São eles que dizem dar a vida por prova de amizade. E são eles também que escondem coisas que não queremos ver. Afinal, quem nunca se decepcionou com um amigo.

Passamos aos namorados, casais, e rolos!
Namorados são aqueles que provam à toda hora que querem sempre estar junto. Cheios de paixão, de amor, de disposição para agradar, cheios de cumplicidade. Mas muitos namoros não duram. Muitas vezes por causa de mentiras, omissões.
Casamento? Alguém me disse uma vez que o casamento não pode ser construído sobre mentiras. Será? Bom vejamos. O Brasil tem tradição de ser um país moralista, que presa o monógamo. Então imagine: Você está andando na rua e vê uma pessoa linda passando na sua frente. Seu companheiro percebe que você olhou para a tal pessoa e te pergunta se você estava olhando. O que você responde? Ham!
Chegamos aos rolos, denominados muitas vezes de "casos". Bom, estes deveriam ser os que mais se baseiam na verdade, já que não existe um compromisso sério, como os citados acima. Mas não, nunca queremos estragar uma chance de flash-back!

Dizer a verdade pode implicar, muitas vezes, em ocasiões embaraçosas. Imagine se um político ao ser questionado sobre ter roubado o dinheiro público para comprar uma Ferrari, ou construir uma mansão, dissesse a verdade? Linchamento na certa!

Na verdade não podemos acreditar nem em nós. Mentimos para nós mesmo. Ao conversar com o espelho, uma pessoa feia alega que é bonita, um obeso diz que não está tão gordo, mas que começará um regime no dia seguinte.

A verdade, na verdade, está naquilo que convém a nós mesmo! Se estamos bem com a mentira, deixamos ela se tornar verdade! Mas é melhor lembrar sempre, que uma outra pessoa pode saber a verdade, na verdade!

Nenhum comentário: